- terça-feira, 9 de fevereiro de 2016
CURSO - SONORIZAÇÃO EM TEMPLOS
GRANDES INVESTIMENTOS DAS IGREJAS EM EQUIPAMENTOS
Cada vez mais, os templos vem fazendo grandes investimentos em sonorização, tendo em vista que as pregações devem ser ouvidas por todos os presentes.
É através do seu trabalho que o Operador de Som leva a mensagem a ser transmitida para todos os fieis. Essa mensagem deve chegar de maneira inteligível (de fácil entendimento). Entretanto, se os equipamentos não forem bem projetados, não vão oferecer recursos capazes de gerar um bom resultado, e, caso não possua um operador capaz, os resultados podem ser desastrosos.
Foi pensando nisso que o CENTEP formatou o CURSO DE OPERADOR DE SOM ESPECÍFICO PARA TEMPLOS, a fim de atender a essa finalidade.
OS PRINCIPAIS OBJETIVOS DO CENTEP
Devido ao grande avanço tecnológico no áudio, a responsabilidade com a saúde dos ouvintes, as leis e normas do meio ambiente, a necessidade da especialização e qualificação profissional tornou-se indispensável para o profissional do áudio de templos.
- Missão
Promover educação profissional de relevante qualidade através da formação, capacitação desenvolvimento e treinamento de profissionais, através da prestação de serviços, visando atender as necessidades sociais do mundo do trabalho.
- Valores
Solidariedade, Respeito, Dignidade, Justiça e Ética.
- Ao terminar o curso, o aluno deverá estar apto a:
Atuar profissionalmente na montagem, instalação, manutenção e operação de sistema de som.
CRONOGRAMA
MÓDULO I Carga Horária 20h
Neste módulo as aulas são presenciais com aulas teóricas e práticas nos equipamentos que são encontrados no dia a dia na estrada pelos técnicos e operadores de som.
O aluno faz um login e senha para acessar as atividades, os informativos, atualizações e seu o desempenho, através da Área do Aluno no site www.centepba.com.br
MÓDULO II - Carga Horária 05h
- ESTUDOS DO SOM E DO ÁUDIO DIGITAL:
Fatores acústicos, noções e unidade de freqüência, cálculos de SPL, decibel, tipos de onda e velocidade do som, harmônicos, timbres, altura, dinâmica, duração, filter Comb, efeito HAAS e Dopller, anatomia do ouvido, delay, Filter comb, cancelamentos, conversões AD/DA, Bits e sample rate.
MÓDULO III - Carga Horária 20h
- MESA DE ÁUDIO (ANALÓGICA E DIGITAL)
Modelos, classificações, aplicações, funções, controles, conexões, alimentação, operação, diferenças, conversão, mesas digitais suas semelhanças e diferenças.
- EQUALIZADORES (ANALÓGICOS, DIGITAIS E PLUG - INS)
Conceitos, Tipos, aplicações, modelos, funções, controles, conexões e estudos de freqüências.
- RTA (Real Time Analizer)
MÓDULO IV - Carga Horária 10h
- MICROFONES
Tipos de microfones, características, modelos, aplicações, recomendações, construção e cuidados.
MÓDULO V - Carga Horária 10h
- COMPRESSOR E LIMITER
Funções, controles, cálculos de compressão, conexões, cálculos para aplicação do limiter, diferenças, tipos, automação e aplicações.
- EXPANDER / GATE
Conceitos e aplicações, controles, diferenças, conexões e atuações.
MÓDULO VI - Carga Horária 10h
- CROSSOVER - ATIVO E PASSIVO E GERENCIADORES DIGITAIS
Modelos, tipos, aplicações, controles, comandos, filtros, funcionamento e operações.
MÓDULO VII - Carga Horária 10h
- EFEITOS
Definições básicas de conceitos dos efeitos e programação.
- ALTO-FALANTES, CAIXAS E AMPLIFICADORES.
Conceitos, transformação de energia elétrica em acústica, cortes, e resposta de freqüência, montagem, protetor, cone, centragem, bobinas, ventilação e refrigeração, potências RMS e PMPO, conceito de Watts, 2/4/8/16 Ohms, série/paralelo e bridge.
METODOLOGIA DO CURSO
1 - Intensivo
Aulas presenciais em turma ou individual com agendamento de acordo com a disponibilidade do aluno e a do professor. As aulas podem ser ministradas nos três turnos (manhã, tarde, noite), na escola ou na própria igreja, a combinar.